Almoço de domingo

Hoje o calor está demais. A comida tinha que ser leve e não dar trabalho, pois ficar na cozinha muito tempo realmente não está dando... fui ali na peixaria (que fica bem pertinho de casa), olhei, olhei... escolhi um dourado, e voltei sem mesmo saber ainda o que ia fazer... No elevador resolvi: "o peixe, que pedi pra cortar em postas largas, vai pro forno, depois decido o resto". Entrei e antes de qualquer coisa já acendi o forno pra ir aquecendo e não perder tempo, já eram 12:20 h. Hoje o almoço vai ser mais tarde, mas não pode virar jantar...

Comecei então assim:
Coloquei uma boa quantidade de água pra ferver... ainda não sabia pra quê .
Dei uma lavadinha melhor no peixe, temperei com alho e sal. Forrei um refratário fundo com rodelas de cebolas.Deitei as postas do peixe sobre elas. Agora uma camada de tomates em rodelas,outra de cebolas, a seguinte pimentão verde. Um pouco de molho pronto de tomate, muita salsinha e cebolinha picadinha por cima e azeite de boa qualidade... papel alumínio cobrindo tudo e forno.
Enquanto preparava o peixe pensei: batatas bolinhas cozidas com casca vão bem...
Panela de pressão (santa invenção!), uma quantidade da água que já estava fervendo, as batatas bem lavadinhas e... fogo.
Parti pra salada. Lavei algumas folhas de alface, coloquei de molho na água fresquinha com vinagre, junto com um tomate bem bonitinho e um pepino daqueles fininhos, que também foram bem lavados.
Arroz branquinho (uso uma das marcas que não é mais preciso lavar), foi pro fogo refogar com óleo, tempero de alho, cebola e sal ( já preparado pelo marido guardado em potinhos na geladeira)... água que já estava fervendo...
Em panela grande,alguns dentes de alho bem picadinhos, azeite, fogo e aquele cheirinho. Não pode deixar escurecer o alho. Apaguei o fogo. Acrescentei salsinha desidratada e sal. Agora abri a panela de pressão, as batatas escorri e joguei na panela, com a misturinha que foi feita. Voltei com a panela pro  fogo, tampei e fui sacudindo pra misturar tudo, foi necessário acrescentar mais azeite.Apaguei o fogo.
Olhei o peixe, que já estava quase bom, coloquei um pouquinho mais de água no arroz e... abri um vidro de palmito.
O tempo já foi suficiente pra higienizar os produtos da salada, que preparei com alface, tomate, palmito e pepinos. Aqui só temperada individualmente na mesa, pois cada um gosta de uma coisa.
Uma hora depois estava tudo prontinho, nas travessas pra servir. Não morri de calor, não fiquei cansada e melhor de tudo, meu povo adorou.

(não deu tempo pra fotografar, pois posso até ter a pretensão de as vezes querer ser uma maravilha de mulher, mas mulher maravilha, não dá!)

3 comentários:

Biula postou o comentário número:

Oi, Renata, boa tarde!

Que lindo o seu blog, parabéns!
Obrigada pela visita tão simpática lá no meu bloguinho, valeu!
Sabe que nosso almoço foi bem parecido? Também uso arroz que não precisa lavar, parboilizado. Só não me animo é com panela de pressão, tenho medo, por isso levo três horas cozinhando o feijão :(

Tb tenho um filho crescido, já na faculdade. Pelo menos o material não é sem noção, rs

Beijocas,

denise postou o comentário número:

Depois de ler o seu almoço de domingo percebi que Jorge meu marido está sem criatividade para preparar o nosso.Kakaka

rose japan postou o comentário número:

lindo guidinha...que modo de nos passar uma receita....amei..e aprendi tudinhooooo...fascinando a esse mundo das letras...
minha querida maravilha de mulher...
bjinhos rose jp

to lendo os textos aos poucos...pq eles sao um pouco extenso...nao consigo fazer num dia só mas chego láaaa;;;

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...