Meme literário


Fui indicada para responder ao Meme pela Monica . Estava devendo a resposta, pois fiz um post sobre o assunto e não houve jeito de ser publicado. Travava toda hora.  Fiquei sem conseguir desvendar o mistério. Deletei o post.... Já que o tempo passou e a resposta demorou tanto, resolvi fazer a coisa um pouco diferente. Não vou indicar 10 blogueiras para respondê-lo e sim, convidar a todos que por aqui passarem a nos contar sobre o livro que marcou a sua vida.  

Responder que é a Bíblia não vale , já que para o cristão, como no meu caso, é impossível considerá-la um livro simplesmente. Acho que deve ser lida como manual de instruções para vida, não podendo concorrer com nenhum outro. Isso está longe de quer dizer que não respeite quem tem outras crenças. Se agisse de outra forma, jamais poderia  me considerar cristã.

Voltando ao "meme" ... O livro que acompanha a minha vida é "O Longo Inverno"  .  Li quando adolescente, li quando esperava minhas filhas, li e reli como se fosse novidade, não sei quantas vezes. Me transporto naquela história me deliciando com suas personagens e praticamente virando uma delas...


Nunca consegui ler a série toda, apenas alguns.  Falar sobre ele, me deu vontade de relê-lo, assim como me aventurar pelos demais.Vou procurar em um sebo aqui pertinho de casa, se não achar nada, caio no garimpo da net. 

A série é a seguinte:
1- A Casa na Floresta
2- A Casa na Campina  
3- O Jovem Fazendeiro (Ou O Rapaz da Quinta)
4- A Beira do Riacho  
5- Às Margens da Lagoa Prateada
6- O Longo Inverno 
7-Uma Pequena Cidade na Campina
8-Anos Felizes

9-Os Quatro Primeiros Anos

10-O Longo Caminho de Casa (este ultimo com publicação posterior a sua morte)


Isso tudo me fez lembrar também que gostaria de reler Rebeca do Vale do Sol de Virgínia Lefèvre. Seria uma crise de reminiscências da adolescência? rsrsrss ... (assunto para outro post...)



E você, o que sente vontade de reler?

6 comentários:

Angela postou o comentário número:

Olá Renata, eu gostaria de reler Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Servantes. Li várias vezes quando adolescente e adoro! Perdi o livro quando me casei! Vou ver se encontro por aqui! Beijos e adorei seu post!

Casinha de Açúcar postou o comentário número:

Rê, como existem livros que são inesquecíveis né, eu me lembro de um que li na minha adolescência que morro de vontade de lê-lo novamente, mas na época eu peguei em uma biblioteca e não encontrei mais para comprar , vou ver se na net eu encontro, se chamava "Lendas da Paixão"...um livro medieval...
Então falando do seu comentário lá no Casinha, eu acho que um pouco dessa minha melancolia é em decorrência da gravidez. Estava ouvindo a música "Te louvo em verdade" e foi uma música que marcou muito minha juventudo junto com minha família e me trouxe doces recordações e junto, a saudade... mas já consegui me recompor e agora estou contando os dias pra que a mamy chegue logo, ainda é pra agosto, mas não vejo a hora, hihihi.
Beijos Rê...

Ana de Geo postou o comentário número:

Eu leio e releio meus livros preferidos várias vezes, ainda ontem conversava com marido sobre isso. Ele não acredita que eu sinta prazer em reler um velho livro conhecido, e quando eu lhe disse que já li o meu preferido 8 vezes, ele pirou.
Os Miseráveis, de Victor Hugo.
Marcou minha infância, embora não seja uma leitura adequada para uma criança, mas a primeira vez que o li tinha apenas 8 anos. Aquela história me fazia chorar, rir, tremer de ansiedade, todas as paixões que um bom livro me desperta, já conhecia naquela idade, pois sempre gostei de ler. Adquiri com os meus pais o hábito.
E continuo a descobrir coisas maravilhosas até hoje, quando leio um livro pela segunda vez, parece que sou que estou contando a história dessa vez.
Vou procurar a coleção que vc mencionou, fiquei curiosa.
Beijao.
Ana

Juliana postou o comentário número:

Re, quero muito reler alguns livros...mas tenho tantos que não li e quero ler! O tempo não ajuda e as atividades diárias também...Drama sem fim...
Beijocas,

http://mentevaziaeoficinade.blogspot.com/

Rosiane Teixeira postou o comentário número:

Tenho muitos livros que tenho vontade de reler, mas penso nos que tenho para ler ainda e desisto hahaha.
bjk flor
www.rosianeteixeira.blogspot.com

Ipsis Litteris postou o comentário número:

Renata, um livro do qual sou apaixonada e sempre que posso releio é - Médico de homens e de almas' De Taylor Caldwell- Fala da vida de Lucas. E recomendo dela 'O grande amigo de Deus'-
fala de Paulo. Bjs.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...