Presentes para as mães

Alguém pode me informar o que é comemorado no segundo domingo de maio, este ano mais precisamente o dia 8?
Bom, em minha família particularmente, o dia das mães, o aniversário de minha irmã mais nova e ainda o de uma prima fofa lá de Matipó - MG. Mas, dando uma volta no comércio local ou observando as propagandas na mídia, acho que estou um pouco perdida no trem da história. Foi instituído o dia da dona de casa? Nossa, eu nem sabia disso!
Gente é um horror!!!! Nas grandes lojas de rede, nas menores e até em camelôs... Só vejo sugestões de coisas para casa...  
Nas Lojas Americanas, por exemplo, saíram os ovos de Páscoa... Entraram os paninhos de prato, faqueiros, jogos de copos e panelas... Isso é para as mães???? Ué, mãe não é uma mulher que estará sendo homenageada?  Como assim? Qual desses aí é presente para ela? Desculpem-me, mas não entendo essa máxima de presentear mãe com utensílios domésticos.
Desde pequena já me divertia com minha mãe observando e comentando a postura masculina (não em minha casa) reinante na época, em que os maridos recebiam o 13º salário e chegavam em casa com os mimos: Para o filho uma bola, carrinho ou mesmo bicicleta. Para as filhas uma boneca, panelinhas... Para ele, sapato novo, uma camisa... Para a "mãe, esposa e rainha do lar", uma linda e reluzente panela de pressão...  Naquele tempo quando ela falava isso, me dava vontade de sair procurando o infeliz e colocar para cozinhar naquela panela.
Valha-me Deus! Coisas de casa não são presentes para a mãe no dia das mães, no aniversário dela ou natal...
"Apetrechos domésticos" são presentes de casamento, chá de panela, chá de casa nova... Qualquer outro dia e  hora, mas é presente para casa e não para mãe... 
Todo mundo fica apregoando que mãe é uma pessoa muito especial, então o presente tem que ser especial para ela, ora! Não precisa ser coisa cara... Cada um dentro de suas possibilidades...
Todas as mulheres deveriam se reunir em um movimento: Abaixo os presentinhos para casa rotulados como coisinhas para a mamãe!!!!!
Para minha mãe com certeza darei algo que seja de seu uso exclusivo.
Um lembrete para minhas filhas: "Olhem lá, heim! Um dia vocês acabam sendo mães também,rsrsrsr."

E você, está esperando ganhar ou vai dar uma panelinha de pressão?

19 comentários:

Veruska postou o comentário número:

ADOREI!!! Concordo com você...coisas pra casa nem pensar!!!
BJuss
Veruska

Biula postou o comentário número:

Oi, Re, boa noite!

Sobre os presentinhos para as mães, concordo contigo, claro, só presente-bumerangue, já trazendo o serviço embutido, aff...
E os presentinhos de escola? Gente, já recebi uma lixa de unha e de outra vez, um pente de plástico daqueles que nem te conto. Acho que é melhor colocar as crianças para desenharem e fazerem pinturinhas para nós do que distribuir esses presentes constrangedores, fica sempre aquela sensação "ah, dá qq coisa", pow, melhor dar uma florzinha desenhada.
Acho que presente pra mãe tem que vir do papai, ele é que deveria demonstrar o quanto a valoriza.
Sobre os alunos, concordo mais ainda e, como fui catequista, vejo assombrada o quanto a Igreja está vacilando no anúncio da Palavra, parece que somos um feudo cristão perdido em meio à barbarie, algo está errado.
Desculpe, comentei demais. Beijão pra vc e
Feliz Páscoa!!!

Leninha postou o comentário número:

Sabe,Rê,em minha casa(dos meus pais)sempre houve a preocupação de dar presentes pessoais,em aniversários,Natal,dia das Mães,dos Pais e por aí afora...depois que fui mãe,foi a mesma coisa,já que na família de meu marido os hábitos eram iguais...mas sabe, o presente que mais me emocionou não foi nada comprado em loja:eu morava em uma fazenda e na época do dia das Mães,chovia muito e as estradas estavam interditadas...meus filhos,um com 3 e o outro com 2 aninhos,fugiram da vigilância de todos e correram até o pasto prá me trazer um lindo ramalhete de flores do campo...
Um beijo e o desejo de que vc tenha um belo Dia das Mães(está um pouquinho longe,né?)

Leninha postou o comentário número:

Sabe,Rê,em minha casa(dos meus pais)sempre houve a preocupação de se dar presentes pessoais em todas as datas.Meu pai era um romântico incorrigível...quando me casei continuei a receber presentes "para mim",pois a família de meu marido tinha os mesmos hábitos.
Mas o presente que mais me emocionou não foi comprado em loja...morávamos em uma fazenda e qdo chovia as estradas ficavam interditadas e ,justamente na época do dia das Mães ficamos totalmente ïlhados...meus filhos,um com2 e o outro com 3 aninhos,fugiram da vigilância de todos, foram até o pasto e de lá me trouxeram um lindo ramalhete de flores do campo.........
Beijos.

Nilda postou o comentário número:

**OI RENATA TUDO BEM?
***VIM TE AGRADECER PELA VISITA ,PELO COMENTÁRIO CARINHOSO E POR ESTAR ME SEGUINDO***
***EU JÁ ESTOU TE SEGUINDO TAMBEM***
**SEU BLOG É MARAVILHOSO**
**ADOREI TUDO***
***APAREÇA SEMPRE QUE QUIZER***
***FICA COM DEUS***
***UMA ÓTIMA SEMANA PRA VOCE E SUA FAMILIA***
***BEIJOS***
**NILDA MOURA**

Lúcia Bezerra de Paiva postou o comentário número:

Guidinha, você tá mais do que certa, nada de presentes pra casa... tem que ser BEM PESSOAL.
Aliás, só gosto de dar presete pessoal, em aniversário, Natal...
Boa alerta...presente pra casa, ela mesma compra, ou o marido, ou os filhos até, mas em
datas não comemorativas...

Sempre muito oportunas, suas interessantes postagens.
Beijinhos,
Bom sábado e domingo!

Sonhos De Deus postou o comentário número:

Amiga querida ...Falou tudo pr casa nem pensar isto ai amiga...
Que todos os dias quando você acordar...
receba dos Céus a bênção de ter
sempre por perto as pessoas que te amam...
Um final de semana com toda sorte de benção bjs!!!

Mônica postou o comentário número:

Renata
A mamae adora ganhar presentes neste aniversario foram tantas coisas lindas .
Ela ganhou de tudo.
Mas não ganhou nada de cozinha.

Para voce desejo um belo dia das mães

Minha tia continua no CTI e vai operar segunda, ma esta bem graças a Deus. conto com suas oraçoes
com carinho Monica

Vania postou o comentário número:

Oi Renata,bom dia !!!
kakaka....o assunto é sério,mas confesso q ri muito,porque é isso mesmo q vemos em tv e nas lojas...coisa horrorosa,como diz aquele personagem do Agildo Ribeiro...rs.
Mas nem pensar...prefiro livros,cds,dvs ou até mesmo alguma roupinha,camisolinha e outras coisinhas assim....fala sério,de profundo mal gosto, utensílios !!!
Sempre presenteei minha mãe c/ presentes e assim criei meus filhos...agora adultos continuam a "tradição",ainda bem,pq eu não ficaria nada contente e falaria na cara dura q é O MEU DIA,e não da casa !!!
Renata,gostei da abordagem do assunto ,serve de lembrete...!!
Lindo domingo p/vc e família.
beijo.

Angela postou o comentário número:

Olá Renata, vc sabe que na casa dos meus pais era assim: no dia das maes, meu pai que comprava os presentes uma coleçao de pratinhos e xícaras combinando, panela de preçao, liquidificador...minha mae olhava com desagrado e eu, na minha inocência de criança, achava que ela tinha adorando. Anos mais tarde, já adulta, na época das maes, eu pedia para meu pai nao comprar nada que era para a casa e sim para ela. Meu pai nao entendia e protestava meus apelos...É a educaçao patriarcal? Ou a superioridade masculina da época!!!
No seu último dia das maes, antes de falecer, eu lhe dei um lindo frasco de perfume.Ela chorou de emoçao!!! O frasco está até hoje comigo!!
Beijos e uma ótima semana.

Rosiane Teixeira postou o comentário número:

Muito legal esse seu post. Acho engraçado esses presentes que a maioria das lojas oferecem para nossa mães.Minha mãe, tem bastante tempo que não gosta nem de ouvir falar nesses "mimos" domésticos.
Um beijão
http://www.rosianeteixeira.blogspot.com/

Clary postou o comentário número:

Mãe...eu já tinha comprado os panos de prato escritos: "Mãe, minha melhor empregada!"...eles vem em um kit que também tem uma camisa, com a minha foto e a de Be que diz que nossa mãe é a melhor do mundo!!!! E agora? Eu devolvo o kit personalizado?!?!?!?
Hahahahaha' Tudo mentira...
Vou comprar as caixinhas de chá...vc gostou muito do Yacon, não foi? ;)
beijos da filha com as unhas mais lindas!!!

Renata Guidinha postou o comentário número:

Filhota das unhas mais lindas, na escola que vc estuda, quem fornece o diploma sou eu. Cuidado com suas notas.Os paninhos do kit, pode trazer que sou cuidadosa e guardarei com carinho para minhas netas presentearem alguém no dia das mães... a camisa coloco em um quadro na sala, não se preocupe... o chazinho Yacom vai passar a ser servido para alguém que gosta muito de Coca Cola,kkkkkkkk Viu, também tenho bom humor!!!!!bjks

flavia postou o comentário número:

Que barato o texto e pra completar esse dialago de mãe e filha rsrsrs
Por conhecidência a minha mãe estava aqui em casa e mostrei seu blog pra ela, mostrei os paninhos e ela quis saber mas sobre meu blog é que ela é meio desligada do mundo virtual.Ela leu o texto e adorou perguntou se você era escritora? Eu não sei, mas dava pra ser com certeza bjs!!!

Eva postou o comentário número:

Oi amada, eu vou te dizer agora, que fisicamente nessa foto do teu perfil vc é super parecida com minha mãe quando era jovem, ~já não a tenho mais fisicamente e surpreendentemente vc toca no assunto que presente para casa, não!!! Ela dizia a mesma coisa, eheh, fiquei feliz de passar aqui, aproveito para deixar o meu abraço e um beijo de muitas alegrias para vc.

Leninha postou o comentário número:

Renata querida vc está tão sumida!!!Tô sentindo falta das suas blogagens e das suas visitas ao meu cantinho...vá até lá e encontrará uma surpresa,espero que goste...no sonhos e encantos,tá?Ah,tenho agora outro blog o Love da minha vida(que não é meu,mas fiz atendendo a um pedido de minha irmã)Apareça por lá tbém,tá?
Adorei o papo de mãe e filha.Bjsss,Leninha.

Teresa Aparecida de Aquino Soranso postou o comentário número:

Olá, Renata, muito bonito seu texto. Realmente, é uma pena isso. Todas as datas importantes só viraram comércio. O presente mais bonito e mais bem recebido é aquele muitas vezes feito por quem presenteia. Quando vc faz o presente, vc coloca todo o sentimento nele. É claro que há coisas que não se consegue fazer, mas acho que é esse o espírito. Minha mãezinha já se foi, não sou mãe, então estou preparando mimos pras minhas manas que são mães e minha futura mãe - sobrinha. Bjs

Leninha postou o comentário número:

Oi Renata!!!Fiquei muito feliz e "toda toda"com suas palavras,principalmente pq considero sua opinião mto importante.E você,está numa roda viva,hein?Mas é muito bom que a vida seja repleta de acontecências não é mesmo?Só assim se sente que se está VIVA...seu curso é no Rio?esta descida está mto cansativa, né?Fomos prá lá no final da semana e demoramos quase tres horas até o Recreio.
Bjsss,Leninha.

casa de professora postou o comentário número:

Ai adorei "colocar o infeliz pra cozinhar na panela"...rs bjs!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...