São Nicolau...

A lenda do Papai Noel é inspirada na vida de São Nicolau. Desde criança mais que o Papai Noel, carrego comigo o encantamento por São Nicolau. 
Estive umas duas ou três vezes em minha vida numa igreja dedicada a ele. Meus irmãos e eu chegamos até lá quando crianças levados por nossos pais, onde nessa visita mamãe contou-nos a história dele. Depois tive oportunidade de voltar àquele local para cerimônias de casamentos de amigos.
Uma dessas celebrações que assisti, exatamente lá na Igreja de São Nicolau em Suruí, distrito do município de Magé - RJ, cortado pela rodovia Rio/Teresópolis, foi imensamente marcante na minha trajetória de vida cristã. Quem passa por essa estrada pode apreciar a igreja que fica no alto de um morro.  Consigo me lembrar das palavras do Monsenhor Ildeu Ferreira Malta, que conheci naquele dia, época em que era apenas Padre. Talvez os noivos não tenham aproveitado tanto aquelas palavras, mas para mim, que nem namorava o meu marido ainda, elas continuam vivas. O Sacramento do Matrimônio tem em minha vida a dimensão daquelas palavras do Monsenhor Ildeu, proferidas lá na Igreja de São Nicolau.


                      Essas fotos de Suruí são antigas, acho que nem deve ser mais assim...

Todas as vezes que passo por essa rodovia, avisto ao longe aquela igreja e penso no São Nicolau, o meu Papai Noel, a quem nunca pedi nada, mesmo na infância, porém dentro de toda a simbologia natalina, sempre sendo agraciada com os mais significativos presentes. O aniversário em dezembro a se comemorar é o de Jesus. No entanto, em Sua imensa bondade encarregou  o bom velhinho de trazer-me presentes e mais presentes. Nasci em um dezembro, recebi minha primeira irmã e companheira em um dezembro, ganhei primos e sobrinhos e uns dezembros, marido e eu começamos a namorar em um dezembro, nossa filhota caçula chegou em um dezembro... Ah Nicolau, não é só de festa o mês de dezembro. Muitas ausências se fizeram também em  alguns deles, mas essas transformaram-se  em lindas estrelas a saudar o Jesus que se faz menino na vida de cada um de nós, com esperança de que nossos corações se tornem mais doces, sem amarguras  e muralhas ao preparar-nos para o  começo de um ano/homem novo, além calendário...
Aqui em casa ainda não tenho nenhuma decoração para o Natal, isso só virá quando dezembro chegar. Por hora  a preparação está se fazendo dentro do coração.
 

A Paróquia de São Nicolau tem um blog e neste é possível conhecer um pouco da história dele. Se desejar, confira aqui :  São Nicolau 

10 comentários:

✿ chica postou o comentário número:

Que encantadora essa igrejinha.Vou ver o site. Linda demais. Aqui também nada de Natal, só em dezembro também.

beijos,tudo de bom,chica

Turquezza postou o comentário número:

Bonita história! São Nicolau me mandou um cartão lá da Finlândia. Você viu no meu Blog?
Pedimos saúde e paz sempre.
O que mais vier de bom é lucro rsrs
Beijos querida.

Leninha postou o comentário número:

Minha querida Renata,boa tarde!!!

Como sempre,sua fã número 1,adorou sua postagem...continuo em MG,passeando bastante,hoje em Muriaé,amanhã em Miradouro e,sábado em Barbacena.Eita muié viajada,sô...
Engraçado,Rê,passo tanto na Rio/Terê e nunca reparei esta igreja...e,olha que sou de reparar tudo.Achei linda e quando passar novamente,pedirei para pararem.
E aí,continua chovendo?Aqui está um sol maravilhoso e não vesti casaco nem blusa de lã,em nenhum dia.Maravilha,né?
Minha nora acaba de chegar,da Fundação(Hospital do Câncer)onde faz um trabalho voluntário e me diz que terá que fazer um curso de 6 meses,lá,para trabalhar com as crianças.Se eu morasse aqui,faria também.
Minha amiga,histórias de Papai Noel sempre me fascinaram,sempre fui muito curiosa e,rapidinho descobri que o bom velhinho era uma invenção dos adultos,mas li tudo sobre São Nicolau(e vários outros santos)no colégio...era encantada com estas histórias.
Bjssssss,amiga querida,
Leninha

casa de professora postou o comentário número:

LINDA HISTÓRIA! ESSE TEMPO DE NATAL É UM MISTO DE ALEGRIA E MELANCOLIA...E COM MINHA MÃE DOENTE, FICO TÃO TRISTONHA, MEU CORAÇÃO TÁ DOENDO...ORE POR ELA, SINTO TANTA FÉ EM VOCÊ AMIGA! BJS!

Rô... postou o comentário número:

oi Re,

você é brilhante com as palavras,
quando venho aqui,
me entrego totalmente,
é como se fechasse os olhos e ouvisse sua voz a me contar as histórias,
saio revigorada,
sempre com um novo aprendizado,
um jeito novo de ver a vida e com muito mais fé em meu coração...

beijinhos querida

Helena Compagno postou o comentário número:

Renata, como é incrível as nossas coincidências de vida. Dezembro para mim também tem, além do nascimento do Menino Jesus, muitas comemorações importantes. Comecei a namorar meu marido também em dezembro, minha caçula também nasceu em dezembro, comecei meu primeiro emprego em dezembro e só não me casei em dezembro porque a empresa que trabalhava estava de mudança nesse mês e não podia me ausentar. AMO Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e da próxima vez que for, irei conhecer essa igreja e com certeza, sua lembrança estará comigo (se não pessoalmente). Também começo a minha decoração só em dezembro, seguindo a tradição da minha mãe. Por enquanto estou só no preparado das velas (ensino no blog) e presentes.
Beijos

Cibele Leite postou o comentário número:

Re, adoro seus posts, tem emoção...

Como assim filha mais nova catequista? vc me parece tão jovem não parece que tem filha moça, parabéns, viu?

Beijokas

Maria Luiza postou o comentário número:

Oi Renata!!!

Passei pra dizer que estou aqui!!rsrsrs
Lindo lugar!!!
"O Rio de Janeiro continua lindo!!!"

bjsjjs

*_* Karina Albuquerque\o/ postou o comentário número:

OI florzinha tem sortei la no blog^^
Sera um prazer te-la por la.
beijokassss^^

Dicas Femininas postou o comentário número:

Olá flor passando pra conhece seu blog , e adorei tudo vc esta de parabéns estou seguindo vou adora ter vc no meu blog beijos flor..

http://rosanadicasfemininas.blogspot.com/

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...