Portas e janelas?

O Blog Cerca Viva não tem uma linha muito específica de postagens, mas na maioria das vezes acabo fazendo delas uma crônica do meu cotidiano. Dessa vez a publicação é um pouquinho diferente. Já faz um tempo que ando querendo mostrar aqui para vocês, parte de uma produção genial que envolveu o reaproveitamento de antigas portas e janelas retiradas do Colégio Estadual Euclydes da Cunha - Teresópolis/RJ, que este ano completará o seu centenário. O governo estadual resolveu trocá-las para colocar aparelhos de ar refrigerado nas salas de aula ("fundamentais" para escolas da região serrana). Bom, nem tudo é desperdício, pois o Diretor  do estabelecimento, o meu queridíssimo  José Nildo Onofre Amorim -  JN  para os amigos - que é uma pessoa muito competente, antenada e criativa, começou a dar novo destino as peças. Dando asas a imaginação, encomendou para um marceneiro a execução de seus projetos.
Observem o armário todo feito com as janelas:



Na região serrana como o frio é a tônica de quase o ano todo, é muito difícil não termos problemas com o mofo. Por isso é extremamente necessária a preocupação com a boa ventilação dos armários... Percebam os detalhes do uso das venezianas...


A coisa não ficou só no armário. Apreciem a cadeira... Posso garantir que ficou muito confortável!
 

Vocês se lembram dessa foto que usei recentemente em uma de minhas postagens? Pois é, estava sentada em um banco produzido com o material de uma das portas... (lamento, mas a história dessa pedra é segredo, não dá para contar).


As fotos não estão fazendo jus ao trabalho do marceneiro, que anotei o nome em minha agenda de 2011 e... Descartei sem querer numa dessas operações de destralhamento aqui de casa. Não tenho acompanhado as novas produções, sei que estão acontecendo, mas logo continuo mostrando para vocês e aí não deixarei de dar o nome do responsável pela confecção dessas peças que tanto admirei.
O estabelecimento está em obras, por isso o piso sem o trato necessário e os objetos ainda fora de um contexto adequado na decoração. Caprichoso como é, logo o JN estará com tudo arrumadíssimo e estarei aqui postando suas arteirices.




Esta semana tem comemoração do primeiro aniversário de minha Cerca Viva. Aguardem...

11 comentários:

rose japan postou o comentário número:

Poxa Guidinha muito legal essa idéia vir de um homem, pois mostra-se uma pessoa muito sensivel...e bem criativo e soube usar as madeiras de um modo muito inteligente...muito legal tbm vc compartilhar esse trabalho conosco.
Tbm quero te agradecer...hahahaha minhas estatísticas foram lá emcima kkkkkk com suas visitas...obrigada guidinha e seja sempre bem vinda, procuro ser breve nas palavras, pois nao sei me expressar como realmente gostaria no blog, mas estou aprendendo, mas mesmo assim, nunca fui boa em redação...àlias vc é totalmente ao contrário, acho que por isso que admiro quem escreve muito bem...e a gente do lado de cá consegue entrar na hist´ria...adoro ler livros tb que leve a gente a entrar p a história, vc parece que está vivendo realmente aquele momento...já ri , já chorei muito lendo livros e é bom demais...amo isso qdo podemos viajar na leitura de um livro..
AH!! E se tiver algumas sugestões tb aceito, ok...
bjao e mais uma vez obrigada, vc nao sabe como está sendo tão bom p mim o blog, e tbm nao só ter ele mas poder estreitar os laços de amizades pois p isso ele foi feito...
Aprendi que hj n tenho mais 20, 30...e depois dos 40 vc começa a dar valor p outras coisas, que antes era diferente, 20 a juventude, 25 30 fase dos filhos, e 40 tempo p mim, tempo p conhecer pessoas do mundo sem viajar, pois isso custa caro e ainda nao dá...mas sei que existem pessoas ótimas...vc já pensou na oportunidade maravilhosa que temos, que conhecer pessoas do mundo todo,,,antes nos contentavamos com as pessoas do nosso circulo de amigos mas hj a oportunidade nos é dada...agradeço a cada um que estou conhecendo, pessoas que estão passando pelas nossas vidas, e jamais imaginei que isso seria possível...
Ah! Uma coisa me chamou a atenção, qual era a sua visão de Japãooooo...nao esqueça que aquela foto é de um lugar que mostra o japão antigo hahahaha....tbm nao me encanta muito as grdes cidadesss...as vezes saio com o marido e vamos p aquelas cidades bem antigas tirar fotos...gosto mais do velho tempo rssss;;;
mas me diga o que vc imaginava do japão...fiquei curiosaaaaa!!!!
Bjao p vc e sua família;;;
grde abraço rose

Rô... postou o comentário número:

oi Re,

adoro esse reaproveitamento de materiais,
além de inteligente é muito original,
criando peças exclusivas que eu adoro,
costumo dizer que não gosto de o que todo mundo tem,
gosto de coisas que tenham a minha cara...
adorei as peças,
mas o que me intrigou mesmo,
foi a história da pedra,
ai,ai,ai
que curiosidade...rsrsrs!!!

beijinhos querida

Maria Antonia postou o comentário número:

Oi GUIDA VIM CONHECER SEU BLOG AMEEEEEEEEEEEEEEI,JÁ SOU SUA SEGUIDORA ,ME IDENTIFIQUEI MUITO COM VC APROVEITA DÁ OLHADA NO MEU ,VOU ADORAR TROCAR IDÉIAS COM VC.BEIJOS.
Maria Antonia Artes & Aces.

Anônimo postou o comentário número:

Que idéia genial. E está tudo tão lindo...Eu nem mecheria no piso, deixaria como está. Agora começou com a história da pedra termina né....
Bjs
Maristela

Ana de Geo postou o comentário número:

Oi, Guidinha!
Pois é isso mesmo que vou fazer! Vou ficar linda e pretendo matar essa saudade toda acumulada de 4 longos meses! hehehe E dormir de conchinha, claro!
Menina, mas que bom aproveitamento o JN fez! Parabéns a ele pela iniciativa e ao marceneiro pelo bom trabalho! Beijos!

Mônica postou o comentário número:

Renta
MInha irmã Andrea tem coleção de pedras e lá em casa tem outras que foram do meu avô.
Eu adorei seus novos armarios.
Voce tem um otimo profissional!
com amizade e carinho de monica

✿ chica postou o comentário número:

Puxa, ficou muito legal e adorei tua pose no banco...Lindo post!beijos praianos,chica

Renata Guidinha postou o comentário número:

Monica querida!
Esses móveis não são meus. Nem nunca estarão em minha casa. Eles fazem parte do acervo do Colégio Estadual Euclydes da Cunha, do qual foi retirada a madeira usada para a confecção dos mesmos.Portanto patrimônio público. O JN (Diretor da unidade) aproveitou o material, mas não retirou-o do Colégio. Quem tiver vontade de conhecer o acervo e o trabalho de gestão do JN, tenho certeza que ele terá o prazer de receber lá no centenário e maravilhoso educandário.
Bjks

Kika Diniz postou o comentário número:

Poxa Renata, eu daria qualquer coisa por um armário desses(quer dizer quase qualquer coisa)!!!rsrs
Parabéns ao diretor pela iniciativa de reaproveitar e assim dar mais conforto à escola!!
Bjks e bom final de semana.

Leninha postou o comentário número:

Amiga Renata,
Boa noite!!!
Aqui estou a conferir o que não vi enquanto meu notebook estava se tratando...e estou maravilhada com os möveis,a cadeira e o banco,então ficaram lindos...e a pose tambëm,rsrsrs.
Quanto ä pedra,tenho algumas aqui em casa que faziam parte de uma coleçao de uma grande amiga que jä se foi para junto de Deus.São muito lindas tambëm.E a histöria da pedra,quando virä?
Preciso visitar a sua escola que me parece linda
vista de fora.
Bjssssss carinhosos,
Leninha

Leninha postou o comentário número:

Oi Renata querida,

De volta com todos os acentos e com meu Skype...que alívio!!!
Bjsssssss carinhosos,
Leninha

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...