Sementes...

Estava lendo uma postagem da queridíssima  Chica e acabei  lembrando de uma maluquice que me acompanha... Tenho o hábito de espalhar sementes (de flores, heim!!!!) por aí. Já joguei semente em muitos locais e tive o prazer de curtir na calada, o florescer inusitado. Ninguém sabia como aqueles girassóis tinham ido parar ali no jardim de um dos locais que trabalhei... Hoje, se alguém que trabalhou comigo em algum momento estiver lendo isso, vai desvendar o mistério. Canteiros de praças e avenidas são o meu fraco. Sementes de maria sem vergonha - que sempre conheci como maria sapeca (acredito que minha mãe achava o nome muito pesado para ensinar aos filhos ou era coisa de minha avó... Desconheço a causa certa, porém não vejo ninguém se referir a essa flor como maria sapeca, apenas nosso grupo familiar) - sempre foram espalhadas como pura diversão. Não sei se tenho vocação para passarinho, mas sou chegada a longos voos e ao dispersar de sementes.
Imaginem só, se todos plantassem uma florzinha aqui, outra li... Esse mundo ia ficar uma festa!
Recebo sempre a visita de beija-flores em minhas janelas e não é para beber aquela aguinha horrorosa com açúcar, não. Tem sempre uma florzinha de verdade esperando por eles. No entanto, uma sabiá laranjeira folgada fez ninho na janela de meu quarto e estou proibida de andar por perto. Se não fosse a tela, ela já teria invadido a casa para me bicar, pensando que posso atacar sua cria. A bicha é tinhosa e cada vez que abro a janela nos assustamos (ela e eu). Já tentei oferecer fruta (só deu formiga...), flor e tudo mais, para ver se consigo amansar a doida. Tentativas frustradas. O jeito é esperar os filhotes nascerem, crescerem, arrumarem casamento e bandearem para outras paradas. Acho que só assim o ninho vai chegar um pouquinho pra lá. Espero que essa "dona passarinho" não fique hospedando os netos. Isso é  que dá a gente ficar interferindo na natureza. Dou uma de Pedro Malasartes, achando que posso mudar as coisas plantando flores por aí e essa sabiá cismou que a casa é dela, pode? 


E você, não se anima em sair jogando sementinhas por aí? Vá lá, não conte pra ninguém, o segredo fica só entre nós...

20 comentários:

rose japan postou o comentário número:

AH GUIDINHA QUE DELICIOSA LEITURA AMIGA CREIO QUE NAO É INTERFERINDO, VC FEZ A SUA PARTE E ELA SÓ ESTÁ AÍ AO SEU LADINHO AGRADECENDO, ATÉ NOS PASSAROS VEMOS ESSA GRATIDÃO....E SENSIBILIDADE DE SABER QUEM AS QUER POR PERTO!!!

E VC FOI A ESCOLHINHA E SUA CASA COM CERTEZA DEVE SER UM NINHO SEGURO P ELA E SEUS FILHOTES, ÉH BOM SABER QUE ATÉ UM BICHINHO PODE CONTAR COM A GENTE....SE SINTA ALIVIADA...RS...VC PLANTA FLORES E COLHE GENTILEZAS,,,QUEM NAO APRECIA UM JARDIM TODO FLORIDO, AQUI ULTIMAMENTE TENHO TIRADO FOTOS DE FLORES DE TILIPA POIS ALGUÉM COM O CORAÇÃO COMO O SEU ALÇOU VÔO E TAMBÉM LANÇOU SEMENTES DE TULIPAS NOS JARDINS Q FICAM NAS RUAS, E AGORA NÓS PODEMOS APRECIAR A BELEZA, E IMAGINE A PESSOAS Q PLANTOU VER ALGUÉM ADMIRANDO, TIRANDO FOTOS DAQUILO QUE ELA UM DIA TENHA A PACIENCIA DE FAZER ACHO QUE HJ ELA COLHE OS FRUTOS, POIS É MELHOR DAR DO QUE RECEBER,,,ACHO Q FAZ BEM P A ALMA....

BJINHOS GUIDINHA E SAUDADES SUAS....

ROSE JP

✿ chica postou o comentário número:

Obrigado pelo carinho e espelhar sementes é muito legal.

E as da maria sem vergonha são bem fáceis. Tem aquela bolha que eu até hoje, adoro estourar em canteiros, espelhando um monte de sementinhas.

Aqui , quando vejo, sio na frente pra achar primeiro a "bolha" pronta ,bem gordinha, pra ser estoutada!sr

um lindo fds, vamos espalhando que faz bem!! chica ( enquanto alguns espalham bostas em todos os lugares, espalhar sementinhas de flores é o máximo!!)

Rô... postou o comentário número:

oi Re,

que convite mais gostoso...
o mundo seria mesmo bem diferente,
com muito mais cor e mais aromas,
já pensou quantas flores teríamos?
e quantos ninhos em janelas estariam espalhados?
seria a natureza bem mais próxima de cada um de nós...
olha,pensando bem...
vou comprar uns saquinhos de sementes,
e nas minhas caminhadas,
sorrateiramente,vou espalhando florzinhas por ai...
bem que São Paulo precisa desse carinho...

beijinhos
saudades

casa de professora postou o comentário número:

É AMIGA, NÃO É POR ACASO QUE ME IDENTIFICO TANTO COM VOCÊ, EU E MEU MARIDO TB TEMOS MANIA DE SEMEAR AS MESMAS FLORES EM TUDO QTO É TERRENO BALDIO DA CIDADE...É MUITO GRATIFICANTE VER AS BORBOLETAS TÃO SUMIDINHAS REGRESSAREM, VER OS BEIJA-FLORES, ETC...MEU JARDIM, COM FLORES SIMPLES E MIMOSAS RECEBEM VISITAS TDS OS DIAS!!!!! BJS FLOR!

Juliana - Casinha de Açúcar postou o comentário número:

Ooowww, que lindo Rê !! Você é uma pessoa sensível... amável... e com um coração e uma alma liiiiinda. A idéia das flores é demais. Pena que aqui eu não possa fazer isso. O tempo de estiagem dura de 4 à 7 meses e as sementinhas não germinarias se não tivesse regando todos os dias. Lá em casa é assim, uma lida danada com elas, preciso regá-las todos os dias , até 2 x ao dia, pensa... Mas adoraria espalhar flores pela cidade...

Bjokas

Déborah Belmiro postou o comentário número:

Ai que legal!!
Adorei sua atitude! Adoro flores... uma pena que moro em apartamento e sinto falta delas pertinho de mim!

Tenho uns saquinhos de sementes guardados no armário há um tempão, uma boa ideia distribuí-las por aí!!

Beijokas... até mais!
cantinhodadeborah.blogspot.com

SIRLEY BRUCH postou o comentário número:

Amoooo flores! Se dependesse SÓ de mim, minha casa, meu jardim seriam repletos de flores sem fim. Mas, ainda vou postar o meu cantinho... falta coisinhas ainda... mas vai ficar lindo! Obrigado pela visita e pelo incentivo carinhoso. Meu blog fica mais lindo sim, com comentários lindos como o seu. Bjsssss

rose japan postou o comentário número:

Ola Renata anote meu email..qdo puder me escreva bjinhos

roselinakamine@hotmail.com

Bjsssss rose jp

Lucia Costa Siqueira postou o comentário número:

Oi
Minha querida
Li seu texto adorei
Amo sair largando sementes tmb
Na minha janela estão beija flôres
Em um arbusto o nome da florzinha é brinco de princesa,a que mais os atrai..........
Li em seu texto,estou esperando os filhotes crecerem e debandarem
É o que acontece com nossos pássaros sem asas,ensinamos a voar e depois morremos de saudade
Amiga obrigado pela carinhosa visita,em boa hora e com doces palavras
Deus abençoe vc
Grande bj em seu coração

Casa Decorada postou o comentário número:

Renata querida, que costume lindo vc tem, tem mais é que contar, pois quem sabe assim mais pessoas acordem e façam o mesmo.Achei lindo!!!
Quanto a "dona" que se apossou de sua janela, com certeza ela viu algo que vai além de uma simples janela, talvez tenha sentido aconchego e visto seu amor com as flores...já tivemos aqui em casa, casal de periquitos que fizeram o mesmo, assim que nasceram os filhos eles se foram rssrsr...
Lindo relato!
Obrigada pelo carinho comigo viu, vc é muito fofa! Bj e um lindo domingo por ai , nessa cidade maravilhosa.(meu filho está morando ai com a esposa por um ano, são do exercito os dois, ele e a esposa)
Valeria

Lucinha postou o comentário número:

Renata,

Que lindo hábito você tem. Espalha semente, colhe flores, e espalha amor por onde passa.
Essa Dona Sábia, não chegou em seu lar por acaso. Ela deve ter lhe visto, jogando sementes pelo caminho e lhe seguiu.

Acho que sua mãe mudou o nome de propósito.kkkkk As pessoas antigas não gostavam de falar certas palavras. Rs Minha avó mudava algumas também. Rs

Lindo post. Amei!

Beijos

Ana de Geo postou o comentário número:

Oi, Guidinha!
Que linda mania vc tem! Espalhar sementes. Realmente, se todos tivessem essa mania, nosso mundo seria muito melhor!
E essas flores que vc vê brotando na calada são apenas uma parte das que vc realmente espalha, sabia? Com suas palavras, seu sorriso amigo, suas orações, vc tem espalhado muitas flores por esse mundo de Deus! Vc é muito importante!
Obrigada pelas suas orações, ela funcionaram, viu? Painho está bem melhor, vai deixar a UTI hoje, e sei que sua recuperação no quarto, com as filhas cuidando dele, vai ser muito rápida! Logo ele estará em casa! Estou exultante de felicidade nesse Deus Maravilhoso ao qual servimos, e que nunca deixa seus filhos sem resposta! Aleluias!
Obrigada pela visitinha, pelo texto, pelas flores! Obrigada por tudo!
Fica na Paz!

Leninha postou o comentário número:

Renata muito querida,

É um hábito muito bonito este seu e acredito que espalha outras sementes também,de alegria,de jovialidade,de bom humor(todos que estão do seu lado sempre estão rindo)de solidariedade...olha,se eu for fazer uma lista vai ficar muito maior que a minha lista telefónica e vc ficaria tempo demais lendo(ou desistiria).
Tenho uma amiga que planta árvores em uma trilha onde caminha há mais de vinte anos,imagina o bosque que já se formou.Minha nora também tem este hábito e minha cunhada que mora em BH,plantou três arvores no canteiro central da avenida onde mora e colhe os frutos até hoje.
Acho que vou imitar você...
Quanto às minhas memórias de menina,só vou poder escrevê-las,depois que meu amigo mineiro viajar...aguarde que serão muitas EMOÇÕES...
Lá no Tudo a Ver coloquei a foto do aniversário de minha sobrinha...meu amigo maquiou todas,repare as carinhas.

Bjssssss,amiga,
Leninha

ONG ALERTA postou o comentário número:

Belo exemplo a ser seguido, beijo Lisette.

Mônica postou o comentário número:

Renata
Minha irma Elisa adora plantar. Estes meio tempo ela plantou um monte de Beijos , mas nenhum pegou.
Mas ela vai plantar novamente.
com amizade Monica

Casa Decorada postou o comentário número:

Renata querida, vim te desejar uma linda quinta feira e um fim de semana bem gostoso por ai
bj menina
Valeria

Lúcia Bezerra de Paiva postou o comentário número:

Gosto tanto de jogar sementes por aí, que até a minha linda gata branca, de olho verde (só tem o olho esquerdo), se chama sementinha.
Jogo até sementes alpiste, para a própria Sementinha come.
como sempre, uma adorável crônica!

Um belo dia das Mães, mãezona Guidinha!
Beijos,
da Lúcia

Leninha postou o comentário número:

Minha querida Renata,

Creio que a minha geração foi a última a ter tantos sonhos com príncipes encantados(que na maioria das vezes se transformavaam em sapos).Ainda bem pois esta idealização exagerada trazia muitas decepções...
Até nos filmes havia este romantismo exacerbado e isto ajudava as cabecinhas a tecerem estes sonhos tão utópicos.
Bjssssss e o desejo de uma semana menos tumultuada para você,
Leninha

Cristiane Félix postou o comentário número:

Oi Renata,que bacana.
Eu amo flores!
Outro dia comprei um saquinho de
lavanda pra plantar um vasinho e
até hoje tá ali na gaveta.
Próximo fim de semana,vou espalhar
semente.
Obrigada pela visita!
Abraço.
Cris

katia postou o comentário número:

Linda esta sua atitude,de se invejar,e imitar.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...