Helena... Leninha


Tantas Helenas conheci... Tantas Helenas marcaram até aqui o caminhar por esse mundão de meu Deus... Um dia, já me aventurando na blogosfera, visitando o Blog Da cadeirinha de arruar  da maravilhosa blogueira de Fortaleza/CE -  Lúcia de Paiva, me deparo nos comentários de uma postagem, com uma blogueira de Teresópolis/RJ. Resolvi por curiosidade conhecer o blog dela, o Sonhos e encantos. Logo na primeira visita me identifiquei com aquela que tinha o mesmo nome de minha tão marcante professora da segunda série, lá do meu já muito distante curso primário. Surgia assim uma segunda Helena Brandão em minha vida. A cada visita aquele novo blog, ia me assustando com tantas semelhanças entre as duas Helenas. Não eram semelhanças físicas ou de comportamento, as semelhanças estavam nos sonhos e encantos que conhecê-las me proporcionava...  A primeira me levava a simplicidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, lá para Santa Maria Madalena e adjacências... A nova Helena que surgia, trazia de volta toda a doçura mineira de minhas experiências vividas nas terras das Gerais. Ah, que coisa boa circular por esse universo tão especial...
A Dona Helena - minha professora na infância, deixou lembranças maravilhosas e me ajudou a crescer. Fui sua aluna aos sete anos de idade e sei que mesmo odiando os tais cabeçalhos diários que era obrigada a fazer em todos os cadernos, os seus elogios para  a letrinha caprichada e a limpeza do caderno me incentivavam a querer competir com o Hugo ou o Zé Ferreira, alunos muito mais velhos que eu, me mostrando que não era a idade o fator que definiria a liderança e sim a dedicação, a garra a vontade de crescer. Terminei o ano como primeira aluna da classe, mas sendo capaz de perceber que não era melhor que ninguém por isso, os outros também eram capazes, só se dedicaram menos ou as oportunidades não foram aproveitadas no momento certo. Aprendi o grande sentido do priorizar e isso deu um norte a minha vida.  Foi também com Dona Helena que aprendi a oração do Espírito Santo, que era usada para o início de nossas atividades escolares... 


Vinde Espírito Santo,

Enchei os corações dos Vossos fiéis

E acendei neles o fogo do Vosso amor

Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado

E renovareis a face da terra

Oremos: ó Deus que Instruístes os corações dos Vossos fiéis

Com a luz do Espírito Santo,

Fazei que apreciemos retamente todas as coisas

Segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de suas consolações

Por Cristo Senhor nosso, Amém.


A nova Helena que veio fazer parte de minha vida mais recentemente, também foi professora (na verdade ainda o é, pois muito aprendo com ela nas maravilhosas postagens de seus blogs). Essa eu não chamo de Dona, ela é a Leninha, a minha querida Leninha que me faz viajar em um mundo de Sonhos e encantos, regido pelas Dez leisHoje quase na chegada do verão, a Leninha completa mais uma primavera.

Para a nova Helena Brandão que chegou, desejo que não importando em qual estação da vida estiver, mantenha dentro de si a beleza das flores, a doçura dos frutos, o calor do amor que é capaz de aquecer aos que estão ao seu redor, e a frieza necessária para não se abalar com as dificuldades que surgirem.

Leninha, neste dia tão especial, dedico-lhe a Oração de Santa Helena, aquela que é padroeira dos abandonados (rejeitados e discriminados da sociedade) e dos pintores, invocada contra os trovões e o fogo. Que ela sempre esteja na proteção dos seus dias.


                                                    Oração a Santa Helena 

Ó paciente e sofrida Santa Helena, vencedora da discriminação e da intolerância social, pelo admirável achado da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, fazei que, com humildade e paciência carreguemos nossa Cruz, para sermos discípulos do mesmo Senhor Jesus.
Fazei, bem-aventurada Santa Helena, que pela força confortante da fé, nossa Cruz seja mais leve e pela consciência da caridade não tornemos mais pesada a Cruz de nossos irmãos. Protegei os que sofrem qualquer tipo de exclusão e, pela vossa intercessão e pelos méritos da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Cruz que vós a encontrastes perdida, possamos ser incluídos ao número dos eleitos para a posse do reino que foi preparado desde o princípio para os benditos do Pai Celeste.
Isto vos pedimos por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.


                 Leninha querida, Feliz Aniversário!



 


13 comentários:

Leninha postou o comentário número:

Renata muito querida,

Você conseguiu uma façanha dantes nunca conseguida por ninguém...me deixar sem palavras, eu que sou faladeira por natureza e que na escola era chamada pelas freiras de "comandante"...e quando, toda boba fui perguntar "de que?" me responderam:"da tagarelice". Mas estou aqui para agradecer a ternura, agradecer a beleza e a deliciosa crônica com a qual me presenteou neste dia de Sta Luzia, meu aniversário. E me senti duplamente homenageada: pelo carinho com a minha pessoa e com a lembrança despertada por mim, de sua querida professora.
Muito obrigada, minha amiga. Que Deus a proteja e abençôe sempre.

Bjsssssss,
Leninha

✿ chica postou o comentário número:

Que maravilha de homenagem..Bem merecida,claro,emocionante!! beijos às duas!chica

Turquezza postou o comentário número:

Adorei Renata, a Leninha é especial, senti isso também na primeira e única vez que a vi.
Você disse tudo. Ela merece.
Beijos para vocês queridas amigas.

Mariana Penna postou o comentário número:

LInda homenagem!!

Me fez relembrar meu primário!!

Um beijo e bom fds!!

Cora postou o comentário número:

Linda homenagem.

Obrigada minha querida por fazer parte da minha vida também!!

abração.

*** ZIZI *** PARA OS AMIGOS!!! ### postou o comentário número:


Meus desejos para seu Natal e
Ano Novo são simples, mas com
toda certeza é de todo o meu
coração.
Muita paz, luz, saúde, sabedoria,
prosperidade e amor na tua vida!

Que venha o Ano Novo! Com toda sua plenitude!

Eu criei esta fan page e peço o favor de dar
um pulinho no meu blog para curtir! Retribuirei
com o maior prazer...

http://www.facebook.com/ZiziParaOsAmigos

Obrigada por todo o carinho!

Beijinhos...

Lúcia Bezerra de Paiva postou o comentário número:

Linda homenagem à querida Leninha, que só hoje li.
Agradeço, a referência à Cadeirinha. Não sabia que eu teria sido o "cupido" da amizade Leninha X Guidinha. Gostei de saber.

A oração do Espírito Santo, também iniciava as aulas do primário, em colégio de freiras onde estudei. Fica gravada para sempre, em nossas mentes.

Andei ausente, amiga. Quando venho, saboreio várias postagens.

Minha querida, aqui está o meu abraço,junto ao desejo de que tenha um Lindo Natal, seguindo-se de um ano novo pleno de alegrias, realizações felizes.

Beijo,
da Lúcia

Rô... postou o comentário número:

oi Re,

muito linda a homenagem,
adorei e me emocionei muito,
nem preciso dizer,
tem pessoas que vivem em nossa vida pra sempre...

beijinhos

Teresa Aparecida de Aquino Soranso postou o comentário número:

Olá, querida, estou devendo uma visitinha mais demorada por aqui, mas hoje só passei pra deixar um carinho. Obrigada pelo carinho de sempre, por mais um ano de partilha, de amizade. Que tenhas um feliz Natal e que o Menino Jesus abençõe seu novo ano com muita saúde, alegria, paz, amor, realizações e muita, muita felicidade! Bjs

Leticia Carneiro postou o comentário número:

Oi Re que saudades...ando sumida né???Mas aconteceram tantas coisas... que acabei me ausentando da blogosfera...kkkk mudei de novo amiga, acredita?! Voltei para São Paulo, estou trabalhando...muita correria sem sair do lugar...kkk passsei por aqui para desejar a vc e toda a sua familia um Feliz 2013 com muita paz, saúde e o que o amor de Jesus continue sempre em seu coração... que vc continue nós presenteando com suas palavras inspiradoras, confortadoras e amorosas. Bjim`´ muito especial.
Leticia Carneiro

Leninha postou o comentário número:

Renata querida,

Recebi uma bela mensagem de Ano Novo, que repasso sem conhecer sua autoria. Mas, vale a pena! Um abraço e os meus votos de um muito feliz Ano Novo!!!

Dentro de algumas horas, como um trem, um Ano Novo vai chegar a essa estação.
Se você não puder ser o maquinista, que seja então o seu mais divertido passageiro.
Procure um lugar próximo à janela desfrute as paisagens com o prazer de quem realiza a primeira viagem.
Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não deixam ver os caminhos que estão por vir.
Procure curtir a viagem da vida, observando arbustos, riachos, tons mutantes de paisagem. Desdobre o mapa e planeje roteiros.
Preste atenção em cada ponto de parada, e fique atento ao apito da partida.
E quando decidir descer na estação onde a esperança lhe acenou, não hesite.
Desembarque nela junto com os seus sonhos…
Viver é a única coisa que não dá para deixar para depois…
Desejo que a sua viagem pelos dias de 2013, seja de PRIMEIRA CLASSE!

Bjsssssss,
Leninha

Profª Lourdes postou o comentário número:

Olá Renata!
Um Ano Novo repleto de felicidades e realizações!
(⁀‵⁀,) ✫✫✫
.`⋎´✫✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫
✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫✫
.•°*”˜˜”*°•.✫✫✫ Feliz Ano Novo!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...